Redator de publicidade (CBO 2531-10): Imagine que você tem a habilidade de convencer alguém a comprar algo que nem sabia que precisava. Essa é a magia dos redatores de publicidade! Esses profissionais são os encantadores de palavras que fazem você querer clicar, comprar, e até mesmo mudar sua opinião sobre um produto ou serviço. Para entrar nesse mundo, é preciso ter um diploma de curso superior ou pós-graduação em Relações Públicas ou áreas afins. Ainda melhor, dominar uma ou duas línguas estrangeiras pode abrir portas para oportunidades internacionais. Trabalham em diversos setores, desde indústrias até agências de publicidade, muitas vezes como freelancers. O ritmo pode ser frenético, especialmente quando o prazo está chegando, mas a satisfação de ver sua campanha tomar vida é inegável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 4,190 profissionais que atuam como Redator de publicidade, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,147.56 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,090.77, enquanto a mediana fica em R$ 3,147.56, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,037.65. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 13,101.80, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de redatores de publicidade em São Paulo varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, já que a maioria das pessoas começa a sentir mais satisfação acima de R$ 5,000.00. A grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e habilidades adicionais, é possível alcançar níveis de remuneração altamente atrativos.
O mercado de trabalho para redatores de publicidade em São Paulo tem mostrado sinais de melhora. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de -45, uma redução de apenas 15 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -60. Embora ainda haja mais desligamentos do que contratações, a tendência indica uma recuperação gradual na demanda por profissionais desta área.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são os serviços combinados de escritório e apoio administrativo, que adicionaram 15 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral trouxeram 9 novas vagas. O comércio atacadista de mercadorias em geral e os restaurantes e similares também se destacaram, com 7 vagas cada. Por fim, a edição de cadastros, listas e outros produtos gráficos adicionou 5 novas oportunidades de emprego.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.