Professor de física no ensino médio (CBO 2321-30): Imagine alguém capaz de transformar equações complexas em histórias fascinantes, despertando a curiosidade dos alunos sobre o mundo que os cerca. Essa é a missão dos professores de física no ensino médio. Para realizar essa tarefa, eles precisam de uma formação sólida, com nível superior específico na área, além de passar por concursos públicos para atuar na rede pública. Esses profissionais lidam diariamente com adolescentes de diferentes origens culturais e sociais, em ambientes urbanos, seja como estatutários ou empregados registrados. Apesar dos desafios, como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, eles encontram satisfação em ver seus alunos entenderem e aplicarem conceitos físicos no cotidiano.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 1,862 profissionais que atuam como Professor de física no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,820.59 e uma carga horária de 18 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,678.53, enquanto a mediana fica em R$ 2,820.59, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,113.36. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 11,766, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de física no ensino médio em São Paulo (Estado) têm uma remuneração que, na maioria dos casos, varia entre R$ 1,678.53 e R$ 5,113.36, situando-se em uma faixa que pode ser considerada baixa a confortável no contexto brasileiro. Embora a maioria dos profissionais esteja na parte inferior dessa escala, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro, especialmente com dedicação e qualificações adicionais.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para professores de física no ensino médio em São Paulo somou 144, um aumento de 36 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 108. Essa melhoria no cenário de emprego reflete uma tendência positiva na demanda por profissionais nesta área, mostrando que há mais oportunidades para quem deseja atuar como professor de física no estado.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações foram o ensino fundamental, com 64 novas vagas, seguido pelo ensino médio, que adicionou 38 oportunidades. A educação infantil também teve seu papel, com a pré-escola gerando 19 novos postos de trabalho. Menos expressivos, mas ainda relevantes, foram os setores de creche e cursos preparatórios para concursos, que juntos somaram 8 vagas. Essa distribuição mostra que a demanda por professores de física se estende além do ensino médio, abrangendo diferentes etapas educacionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.