Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Santa Catarina (Estado), foram levantados 6,248 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 6,150 e uma carga horária de 36 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,207.60, enquanto a mediana fica em R$ 6,150, com o terceiro quartil chegando a R$ 8,086.32. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 11,812.60, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Santa Catarina (Estado) é considerada confortável, situando-se acima de R$ 5,000.00 para a maioria dos profissionais. No entanto, a margem de crescimento é claramente visível, especialmente quando comparada ao primeiro quartil. Essa amplitude sugere que, com dedicação e experiência, os professores têm oportunidades de aumentar significativamente seus rendimentos, proporcionando uma melhor qualidade de vida e satisfação profissional.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Santa Catarina somou 164, um aumento de 43 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 121. Essa melhoria sugere que há uma demanda crescente por profissionais nesta área, refletindo talvez um investimento maior na educação secundária no estado.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações foram as atividades de organizações associativas patronais e empresariais, que adicionaram 66 novos postos de trabalho. Logo atrás, o ensino fundamental contribuiu com 39 vagas, enquanto a educação infantil e pré-escola trouxeram 20 oportunidades. A educação superior também teve seu papel, com 15 novas posições, seguida pela administração pública, que adicionou 9 vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.