Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio Grande do Sul (Estado), foram levantados 21,804 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,224.97 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,971.57, enquanto a mediana fica em R$ 4,224.97, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,855.94. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,643.23, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio no Rio Grande do Sul (Estado) é considerada satisfatória para a maioria dos brasileiros, já que a maioria dos salários está acima de R$ 3,000.00. No entanto, a margem de crescimento profissional parece limitada, visto que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é relativamente estreita. Mesmo assim, há espaço para melhorias, especialmente para aqueles que buscam alcançar a faixa superior de remuneração.
O mercado de trabalho para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio no Rio Grande do Sul registrou um saldo de 92 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 20 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 112. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações está mais lento do que no ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, em primeiro lugar, as outras atividades de ensino, com 45 novas vagas. Logo atrás, o ensino médio adicionou 28 oportunidades, seguido pelo ensino fundamental, que trouxe 27 novas posições. As atividades associativas e de defesa de direitos sociais também contribuíram, com 3 vagas cada, embora em menor escala. Esses números mostram que a educação continua sendo um campo relevante para a geração de empregos na área.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.