O que faz um Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio?

Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.

  • Ministra aulas teóricas e práticas no ensino médio, adaptando o conteúdo para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Acompanha a produção da área educacional e cultural, mantendo-se atualizado sobre as últimas tendências e pesquisas.
  • Planeja o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, garantindo que o conteúdo seja relevante e acessível.
  • Avalia o processo de ensino-aprendizagem, utilizando diversas formas de avaliação para medir o progresso dos alunos.
  • Prepara aulas, criando materiais didáticos e atividades interativas que engajem os estudantes.
  • Participa de atividades institucionais, colaborando com a administração e outros professores para melhorar a qualidade do ensino.
  • Desenvolve suas atividades de forma individual e em equipe, promovendo um ambiente de cooperação e aprendizado mútuo.

Ocupações relacionadas


Quanto ganha um Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Porto Alegre (RS)?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

No Porto Alegre (RS), foram levantados 18,576 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,291.39 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,096.18, enquanto a mediana fica em R$ 4,291.39, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,852.36. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,206.65, demonstrando uma variação dentro da ocupação.

Os professores de disciplinas pedagógicas em Porto Alegre (RS) recebem uma remuneração que, embora não seja vista como alta no contexto nacional, proporciona uma qualidade de vida decente. A maioria dos salários está acima de R$ 3,000.00, o que é considerado um ponto de inflexão para maior satisfação. Ainda assim, a margem de crescimento é perceptível, especialmente quando se compara o primeiro quartil ao top 5%, sugerindo que há espaço para progressão salarial com o tempo e experiência.

📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Movimentação de Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Porto Alegre (RS)

Em Porto Alegre, o mercado de trabalho para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio registrou um saldo de 15 contratações até julho de 2025, uma redução de 10 em relação ao mesmo período do ano passado. Isso mostra que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações diminuiu comparado ao ano anterior, refletindo possivelmente mudanças na dinâmica educacional da cidade.

O setor de ensino médio lidera as contratações, com 32 novas vagas, destacando a importância contínua desses profissionais na formação dos estudantes. Em segundo lugar, com quatro novas posições, estão as outras atividades de ensino não especificadas anteriormente. A educação infantil - creche também contribuiu com duas vagas, enquanto os cursos preparatórios para concursos e a locação de mão de obra temporária apresentaram quedas de uma vaga cada.

Contratações e Demissões

Número de contratações e demissões por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto

Saldo Líquido

Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto
📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Veja também: Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio em outras regiões