Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio Grande do Norte (Estado), foram levantados 17,995 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,770.76 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,420.55, enquanto a mediana fica em R$ 4,770.76, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,686.07. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,300, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio do Rio Grande do Norte têm uma remuneração que, embora seja confortável, ainda pode ser vista como modesta no contexto nacional, onde salários acima de R$ 5,000.00 são considerados mais elevados. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa variação sugere que, com dedicação e esforço, é possível alcançar remunerações mais atrativas, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos profissionais da área.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio no Rio Grande do Norte somou 13, representando um aumento de 3 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 10. Essa melhoria, embora modesta, sugere uma ligeira recuperação na demanda por esses profissionais na região.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações foram, principalmente, as outras atividades de ensino, que não são especificadas anteriormente, com um saldo de 18. Logo atrás, com 2 contratações cada, estão o ensino de idiomas e o ensino fundamental. O treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial e o ensino médio completam a lista, com 1 contratação cada. Esses dados indicam uma diversificação das oportunidades de trabalho para professores na área.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.