Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Natal (RN), foram levantados 17,368 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,770.76 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,420.55, enquanto a mediana fica em R$ 4,770.76, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,651.99. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,983.41, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Natal (RN) recebem uma remuneração que, embora seja vista como confortável para a maioria dos brasileiros, ainda está abaixo da faixa de salários altos. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e qualificações adicionais, os professores podem aspirar a remunerações mais elevadas, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.
O mercado de trabalho para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Natal (RN) registrou um saldo de 3 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 7 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 10. Essa diminuição sugere que houve um arrefecimento na demanda por esses profissionais, embora ainda se mantenha um saldo positivo.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, em primeiro lugar, as outras atividades de ensino não especificadas anteriormente, com 8 novas vagas. Logo atrás, o ensino fundamental e o ensino de idiomas compartilham o segundo lugar com 2 vagas cada. O treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial também contribuiu, com 1 vaga, enquanto o ensino médio não registrou nenhuma nova contratação no período.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.