Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pernambuco (Estado), foram levantados 38,073 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,918.44 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,041.41, enquanto a mediana fica em R$ 4,918.44, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,800.44. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,610.63, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Pernambuco varia entre salários que podem ser considerados confortáveis e altos, no contexto brasileiro. Embora a maioria dos profissionais esteja na faixa de R$ 4,041.41 a R$ 6,800.44, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e experiência, os professores têm a oportunidade de melhorar significativamente suas condições financeiras ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Pernambuco tem mostrado um aumento significativo. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 114, um salto de 65 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 49. Essa melhoria reflete uma demanda crescente por profissionais nesta área, sinalizando um otimismo no setor educacional.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, principalmente, as outras atividades de ensino, que somaram 60 novas vagas. Logo atrás, o ensino fundamental trouxe 46 oportunidades, enquanto o ensino médio adicionou apenas 8 vagas. Os serviços combinados de escritório e apoio administrativo também se destacaram, com 7 novas posições, assim como a educação infantil, que ofereceu 4 vagas. Esses números mostram que a diversificação das oportunidades está favorecendo a contratação de professores em diferentes níveis educacionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.