Professor de filosofia no ensino médio (CBO 2321-25): Imagine alguém capaz de transformar as complexidades do pensamento humano em lições acessíveis para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de filosofia no ensino médio. Para entrar nesse mundo, é necessário ter um diploma de licenciatura em Filosofia e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais lidam diariamente com alunos de diferentes origens e contextos culturais, em ambientes urbanos, seja em escolas públicas ou privadas. Além de preparar aulas e avaliar o progresso dos estudantes, eles também participam de atividades institucionais e acompanham as tendências educacionais e culturais. Apesar dos desafios, como o estresse do trabalho sob pressão, a recompensa de ver seus alunos refletirem sobre questões fundamentais da existência é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Paraná (Estado), foram levantados 1,459 profissionais que atuam como Professor de filosofia no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,425.83 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,232.54, enquanto a mediana fica em R$ 4,425.83, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,552.75. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,061.39, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de filosofia no ensino médio no Paraná é considerada confortável, situando-se acima de R$ 5,000.00 para a maioria dos profissionais. No entanto, a margem de crescimento é claramente visível, com uma diferença significativa entre o primeiro quartil e o top 5%. Isso sugere que há espaço para progressão salarial, especialmente para aqueles que buscam excelência e reconhecimento em suas carreiras. Portanto, embora a maioria esteja em uma faixa salarial satisfatória, há oportunidades para melhorias substanciais.
O mercado de trabalho para professores de filosofia no ensino médio no Paraná registrou um saldo de contratações de 12 até julho de 2025, representando uma pequena redução de 1 em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar da ligeira queda, o saldo positivo sugere que há uma demanda contínua por esses profissionais, embora o ritmo de crescimento tenha diminuído.
O setor de ensino fundamental é o que mais tem contribuído para as contratações, com um saldo de 12 novas vagas. Em segundo lugar, a educação infantil e os serviços de assistência social sem alojamento compartilham o mesmo saldo de 2 vagas. Os outros setores, como outras atividades de ensino e o ensino médio, apresentaram resultados menores, com 1 e -1 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.