Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pará (Estado), foram levantados 5,864 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,916.20 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,817.19, enquanto a mediana fica em R$ 3,916.20, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,235.53. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,267.57, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os salários dos professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio no Pará variam de maneira que a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e melhorias salariais. Essa oportunidade de progresso pode encorajar os educadores a buscar qualificações adicionais e experiências que podem aumentar seu rendimento ao longo do tempo.
O mercado de trabalho para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio no estado do Pará registrou um saldo de contratações de 14 até julho de 2025, representando uma redução de 9 em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 23. Essa diminuição sugere que houve um arrefecimento na demanda por esses profissionais, embora ainda se mantenha um saldo positivo.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são o ensino fundamental, com 14 novas vagas, seguido pelo ensino médio, que adicionou 6 oportunidades. Por outro lado, a educação profissional de nível técnico e serviços combinados de escritório e apoio administrativo apresentaram quedas, com saldos negativos de -1 cada. A educação infantil também registrou uma redução de -4.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.