Professor de língua inglesa (CBO 2346-16): Imagine alguém capaz de transformar a aprendizagem de uma nova língua em uma aventura repleta de descobertas e diversão. Essa pessoa é o professor de inglês. Com uma formação superior em Letras e, muitas vezes, pós-graduação, esses educadores são verdadeiros guias culturais e linguísticos. Não há necessidade de experiência prévia para entrar nessa carreira, exceto para algumas posições mais especializadas. Os professores de inglês trabalham em ambientes acadêmicos, desde escolas até universidades, e podem optar por ensino presencial ou a distância. Apesar dos desafios, como lidar com o estresse e o ruído intenso em salas lotadas, a recompensa de ver seus alunos dominarem uma nova língua faz todo o esforço valer a pena.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 2,771 profissionais que atuam como Professor de língua inglesa, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,422.36 e uma carga horária de 24 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,368.29, enquanto a mediana fica em R$ 2,422.36, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,341.66. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,481.14, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de inglês em Minas Gerais varia bastante, mas a maioria dos profissionais encontra-se em uma faixa salarial que pode ser considerada baixa a moderada no contexto brasileiro. No entanto, a possibilidade de crescimento é evidente, especialmente para aqueles que buscam ascender ao topo da escala salarial. A grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para melhorias significativas, incentivando os professores a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu valor no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho para professores de língua inglesa em Minas Gerais tem apresentado um ligeiro declínio nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 178, uma redução de 12 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 190. Apesar da queda, o setor ainda mantém um saldo positivo, indicando que as oportunidades de emprego continuam a existir, embora em menor número.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de professores de inglês são o ensino fundamental e a educação infantil, com destaque para a pré-escola. O ensino fundamental lidera com 70 novas vagas, seguido pela pré-escola, que adicionou 67 oportunidades. A creche também contribuiu com 19 vagas, enquanto o ensino médio e atividades de associações de defesa de direitos sociais somaram 12 e 6 vagas, respectivamente. Esses números mostram que a educação básica é a principal área de demanda para professores de língua inglesa no estado.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.