Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 8,518 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,837.77 e uma carga horária de 34 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,353.90, enquanto a mediana fica em R$ 3,837.77, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,091.18. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,456.50, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Minas Gerais varia bastante, mas a maioria dos salários cai na faixa que permite uma melhor qualidade de vida, embora não seja vista como alta. A diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os educadores a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar suas remunerações ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Minas Gerais tem mostrado uma tendência positiva. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 543, representando um aumento significativo de 263 em relação aos 280 registrados no mesmo período do ano anterior. Esses números indicam um crescimento robusto na demanda por profissionais nesta área.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são variados, mas destacam-se pela relevância. A administração de consórcios para aquisição de bens e direitos lidera com 351 novas vagas. Logo atrás, o ensino fundamental contribuiu com 93 oportunidades, seguido pelo ensino médio, que adicionou 53 vagas. Outras atividades de ensino e educação infantil também aparecem no ranking, com 10 e 9 vagas, respectivamente. Esses dados revelam uma diversificação das oportunidades, abrangendo diferentes níveis educacionais e modalidades administrativas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.