O que faz um Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio?

Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.

  • Ministra aulas teóricas e práticas no ensino médio, adaptando o conteúdo para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Acompanha a produção da área educacional e cultural, mantendo-se atualizado sobre as últimas tendências e pesquisas.
  • Planeja o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, garantindo que o conteúdo seja relevante e acessível.
  • Avalia o processo de ensino-aprendizagem, utilizando diversas formas de avaliação para medir o progresso dos alunos.
  • Prepara aulas, criando materiais didáticos e atividades interativas que engajem os estudantes.
  • Participa de atividades institucionais, colaborando com a administração e outros professores para melhorar a qualidade do ensino.
  • Desenvolve suas atividades de forma individual e em equipe, promovendo um ambiente de cooperação e aprendizado mútuo.

Ocupações relacionadas


Quanto ganha um Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Belo Horizonte (MG)?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

Em Belo Horizonte (MG), foram levantados 1.867 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2.253.31 e uma carga horária de 35 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1.557.98, enquanto a mediana fica em R$ 2.253.31, com o terceiro quartil chegando a R$ 2.949.71. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10.088.60, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.

Os salários dos professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Belo Horizonte variam bastante, mas a maioria dos profissionais encontra-se em uma faixa salarial que pode ser considerada baixa a moderada no contexto brasileiro. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e remuneratório. Essa variação sugere que, com dedicação e qualificações adicionais, os professores podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais atrativas.

📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Movimentação de Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Belo Horizonte (MG)

As contratações de professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Belo Horizonte até julho de 2025 somaram 40, representando uma redução de 23 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 63. Essa diminuição sugere que o mercado de trabalho na área educacional está enfrentando um momento de ajuste, com menos oportunidades surgindo em comparação com o ano anterior.

O setor de ensino fundamental é o que mais tem absorvido esses profissionais, com 27 novas contratações. Logo atrás, com 7 contratações, estão as outras atividades de ensino não especificadas anteriormente. O ensino médio também contribuiu com 5 novas vagas, enquanto a educação profissional de nível técnico e os cursos preparatórios para concursos compartilham o último lugar com apenas 1 contratação cada.

Contratações e Demissões

Número de contratações e demissões por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto

Saldo Líquido

Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto
📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Veja também: Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio em outras regiões