Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Goiás (Estado), foram levantados 18,548 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 6,640.84 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 5,730.26, enquanto a mediana fica em R$ 6,640.84, com o terceiro quartil chegando a R$ 7,857.07. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,385.41, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Goiás (Estado) é considerada confortável, situando-se acima de R$ 5,000.00, o que geralmente proporciona uma melhor qualidade de vida. No entanto, a margem de crescimento parece ser moderada, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é notável, mas não exorbitante. Isso sugere que, embora haja espaço para progressão salarial, a ascensão financeira pode não ser tão rápida quanto em outras áreas.
O mercado de trabalho para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Goiás tem mostrado uma redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de movimentações foi de 43, representando uma diminuição de 26 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 69. Essa tendência sugere que houve uma desaceleração no ritmo de contratações, embora ainda se mantenha um saldo positivo.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, em primeiro lugar, a educação infantil - pré-escola, com 15 novos postos de trabalho. Logo depois vem o ensino fundamental, com 8 vagas, seguido por atividades de apoio à educação, que adicionaram 7 oportunidades. Educação profissional de nível técnico e cursos preparatórios para concursos completam a lista, com 4 e 3 vagas, respectivamente. Esses números indicam que a demanda por professores está concentrada principalmente na educação básica e no apoio educacional.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.