Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Espírito Santo (Estado), foram levantados 11,022 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,896.20 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,762.61, enquanto a mediana fica em R$ 4,896.20, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,843.51. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,006.91, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio no Espírito Santo é vista como confortável, situada acima de R$ 5,000.00, o que geralmente proporciona uma melhor qualidade de vida. No entanto, a margem de crescimento é claramente visível, com uma diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5%, sugerindo que há espaço para progressão salarial com a aquisição de experiência e qualificações adicionais. Isso oferece esperança para aqueles que buscam aumentar seu rendimento ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio no Espírito Santo registrou um saldo de 18 contratações até julho de 2025, uma redução de 5 em relação ao mesmo período do ano anterior. Embora haja uma diminuição, o saldo positivo sugere que a demanda por esses profissionais continua, embora em um ritmo mais lento.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são o ensino fundamental, com 11 novas vagas, seguido pela educação infantil - creche, que adicionou 6 oportunidades. As atividades de assistência social em residências coletivas e particulares também contribuíram com 2 vagas, enquanto o ensino médio e a educação profissional de nível técnico somaram 1 e 0 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.