Professor de Matemática Aplicada (CBO 2341-05): Imagine alguém que transforma números e fórmulas em verdades universais, guiando estudantes através de labirintos lógicos e equações complexas. Esses professores não só explicam conceitos matemáticos, mas também conduzem pesquisas e publicam trabalhos acadêmicos. Para se tornar um mestre desses números, é necessário ter um diploma de graduação, além de títulos de pós-graduação ou especialização na área. A experiência é fundamental, e muitos ingressam na carreira através de concursos, especialmente no setor público. Após cinco anos de prática, eles podem alcançar o status de professor titular. Os professores de matemática aplicada atuam em universidades e faculdades, enfrentando o estresse típico de um ambiente acadêmico, mas também a satisfação de ver seus alunos progredirem.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 629 profissionais que atuam como Professor de matemática aplicada (no ensino superior), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,722.64 e uma carga horária de 33 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,078.20, enquanto a mediana fica em R$ 5,722.64, com o terceiro quartil chegando a R$ 10,627.10. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 20,336.30, demonstrando uma ampla faixa de remuneração dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de matemática aplicada no ensino superior varia bastante, mas a maioria dos profissionais encontra-se em uma faixa que proporciona uma qualidade de vida confortável. A diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os professores busquem melhorias salariais à medida que adquirem mais experiência e qualificações. Essa possibilidade de progresso pode ser um incentivo para quem busca uma carreira duradoura nesta área.
O mercado de trabalho para professores de matemática aplicada no ensino superior no Brasil tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações subiu para 18, um aumento de 8 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de apenas 10. Esses números indicam uma tendência positiva na demanda por profissionais nesta área.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são o ensino fundamental, com 7 novas vagas, seguido pela educação superior, que adicionou 5 postos de trabalho. A educação infantil, tanto pré-escola quanto creche, também tem contribuído, com 2 e 1 vagas, respectivamente. O ensino de idiomas completa o top 5, com 1 nova vaga. Esses dados revelam uma diversificação na demanda por professores de matemática aplicada em diferentes níveis educacionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.