Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 212,230 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,889.76 e uma carga horária de 38 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,576.10, enquanto a mediana fica em R$ 4,889.76, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,775.44. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,556.60, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio no Brasil têm uma remuneração que, em sua maioria, varia entre R$ 3,576.10 e R$ 6,775.44, o que coloca a maioria desses profissionais em uma faixa de salário que permite uma melhor qualidade de vida, embora não seja considerada alta. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e experiência, é possível alcançar remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio no Brasil tem mostrado uma tendência positiva. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 3.087, representando um aumento de 1.400 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 1.687. Esses números refletem uma clara expansão na demanda por profissionais dessa área.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, com 1.261 novas vagas. Logo depois vem o segmento de outras atividades de ensino, que somou 481 contratações. A administração de consórcios para aquisição de bens e direitos também se destaca, com 351 novos postos. O ensino médio e a administração pública em geral completam a lista, com 308 e 138 vagas, respectivamente. Esses dados indicam uma diversificação das oportunidades, indo além do ensino tradicional.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.