Fotógrafo publicitário (CBO 2618-10): Esses artistas visuais são os magos por trás das imagens que conquistam nossos olhos nas revistas, outdoors e anúncios online. Criam fotografias que vendem sonhos, produtos e experiências, usando câmeras digitais ou de película e uma infinidade de acessórios. Para entrar nesse mundo, é preciso ter um olho apurado para a beleza e a arte, além de um diploma de ensino superior na área e pelo menos três anos de experiência para dominar todas as nuances. As condições de trabalho variam bastante: podem ser autônomos, trabalhar em estúdios ou em locações externas, lidando com horários irregulares e, às vezes, situações desconfortáveis ou até mesmo tóxicas. Mas, no final do dia, a satisfação de ver suas criações ganhando vida e impactando o público vale cada momento.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, cerca de 355 profissionais atuam como Fotógrafo publicitário, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,016.00. No espectro salarial, o primeiro quartil é de R$ 1,585.00, a mediana atinge R$ 2,016.00, o terceiro quartil é de R$ 2,916.00, e o top 5% recebe R$ 5,560.00. Esses números ilustram a variedade de ganhos dentro da profissão, desde os iniciantes até os mais bem-sucedidos.
A remuneração média de R$ 2,016.00 coloca os fotógrafos publicitários em uma faixa de salário que, embora não seja das mais altas, oferece uma qualidade de vida decente para a maioria dos brasileiros. A diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica um bom potencial de crescimento profissional. Isso significa que, com esforço e talento, é possível avançar significativamente na carreira, alcançando remunerações bastante atrativas.