Engenheiro civil (rodovias) (CBO 2142-55): Imagine que você é o arquiteto de nossas vias de comunicação, o construtor das estradas que cruzam o país. Esses profissionais são os verdadeiros artistas da engenharia civil, responsáveis por projetar, gerenciar e manter as rodovias que ligam cidades e regiões. Para se tornar um desses engenheiros, é necessário ter um diploma de graduação em Engenharia Civil, além de estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). A experiência é fundamental, e geralmente leva cerca de cinco anos para que um engenheiro civil possa atuar plenamente nesta área. As condições de trabalho variam bastante, desde escritórios confortáveis até ambientes ao ar livre, e até mesmo em situações mais desafiadoras, como locais subterrâneos ou confinados.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 1,121 profissionais que atuam como Engenheiro civil (rodovias), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 11,186 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 7,624.72, enquanto a mediana fica em R$ 11,186, com o terceiro quartil chegando a R$ 13,379.70. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 19,949.20, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os engenheiros civis especializados em rodovias têm uma remuneração que, em sua maioria, é considerada alta no contexto brasileiro, já que supera a faixa de R$ 10,000.00. No entanto, a margem de crescimento é claramente evidente, com a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% sendo bastante expressiva. Isso indica que há espaço para progressão salarial, incentivando os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu valor no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho para engenheiros civis especializados em rodovias no Brasil está passando por um momento de ajuste. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu para -46, uma redução significativa de 67 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era positivo em 21. Essa mudança reflete possivelmente uma diminuição na demanda por projetos de infraestrutura rodoviária.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de engenheiros civis em rodovias são, em primeiro lugar, as concessionárias de rodovias, pontes e túneis, com um saldo de 15. Logo atrás, os serviços combinados de escritório e apoio administrativo somaram 11 novas vagas. A administração de obras também se destaca, com 5 contratações, seguida pela consultoria em tecnologia da informação, com 4, e a construção de edifícios, que adicionou 3 vagas ao mercado.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.