Agenciador de propaganda (CBO 2531-40): Imagine que você é o arquiteto de mensagens que conquistam corações e mentes. Como agenciador de propaganda, você é o responsável por criar campanhas que não só vendem produtos, mas também vendem ideias e conceitos. Para entrar nesse mundo, você precisa de um diploma de graduação ou pós-graduação em Relações Públicas ou áreas afins, além de um ou dois anos de experiência prática. Domínio de línguas estrangeiras é um plus, já que você pode estar lidando com clientes internacionais. Suas jornadas acontecem em escritórios de agências de publicidade, empresas ou até mesmo de forma autônoma, e raramente há supervisão direta. Contudo, o ritmo acelerado e as deadlines apertadas podem lhe proporcionar momentos de estresse, mas a satisfação de ver sua campanha tomando vida é inegável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Brasil, foram levantados 3,771 profissionais que atuam como Agenciador de propaganda, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,200 e uma carga horária de 45 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,656.64, enquanto a mediana fica em R$ 2,200, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,898.46. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 13,000, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de um agenciador de propaganda no Brasil tende a variar bastante, mas a maioria dos profissionais encontra-se em uma faixa salarial que pode ser considerada baixa a moderada, com poucos alcançando os níveis mais altos. No entanto, a ampla diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa oportunidade de progresso pode ser um incentivo para quem busca avançar na carreira, oferecendo a perspectiva de melhores salários à medida que se acumulam habilidades e experiência.
O mercado de trabalho para agenciadores de propaganda no Brasil até julho de 2025 registra um saldo de contratações de -31, representando uma melhora de 158 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -189. Essa recuperação sinaliza uma reversão na tendência negativa, embora o saldo ainda seja ligeiramente negativo, indicando que as desligações ainda superam as contratações.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são as agências de publicidade, que adicionaram 19 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, o treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial trouxe 14 vagas. A fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano e a consultoria em publicidade completam o top 5, com 11 e 9 vagas, respectivamente. Atividades de rádio também se destacam, com 8 novas oportunidades.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.