Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Bahia (Estado), foram levantados 5,826 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,575.49 e uma carga horária de 34 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,124.64, enquanto a mediana fica em R$ 4,575.49, com o terceiro quartil chegando a R$ 7,315.66. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,790.20, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio no estado da Bahia têm uma remuneração que, em sua maioria, se enquadra na categoria de salários confortáveis, acima de R$ 5,000.00. No entanto, a faixa salarial indica que há espaço para crescimento, especialmente para aqueles que estão no início de suas carreiras. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% sugere que, com dedicação e experiência, os professores podem alavancar seus rendimentos, alcançando níveis que são considerados altos e atrativos no mercado de trabalho brasileiro.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio na Bahia somou 117, representando uma redução de 58 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 175. Essa diminuição sugere que houve um arrefecimento no ritmo de contratações, embora ainda se mantenha um saldo positivo, indicando que há demanda por esses profissionais, só que em menor escala.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, em primeiro lugar, as outras atividades de ensino, que adicionaram 54 novos postos de trabalho. Logo atrás, o ensino fundamental contribuiu com 33 vagas, seguido pelo ensino médio, que trouxe 27 oportunidades. As atividades de associações de defesa de direitos sociais e os serviços combinados de escritório e apoio administrativo completam o top 5, com 6 e 1 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.