Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Amazonas (Estado), foram levantados 9,427 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,633.75 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,435.68, enquanto a mediana fica em R$ 4,633.75, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,445.87. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,071.70, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio do Amazonas ganham uma remuneração que, embora variável, tende a ser considerada baixa a moderada no contexto nacional. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude sugere que, com dedicação e desenvolvimento contínuo, há espaço para melhorias significativas na remuneração, proporcionando uma qualidade de vida mais confortável aos profissionais.
No mercado de trabalho para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio no Amazonas, o saldo de contratações até julho de 2025 é de apenas 6, representando uma redução de 11 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 17. Essa diminuição sugere um possível ajuste na demanda por esses profissionais, embora ainda haja um saldo positivo, indicando que as contratações superam os desligamentos.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são a educação profissional de nível técnico, com 3 novas vagas, seguida pelo ensino fundamental, que adicionou 2 oportunidades. O treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial também contribuiu, com 1 nova vaga. Já a educação infantil e o ensino médio não registraram alterações significativas no número de contratações durante este período.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.