Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (CBO 2321-15): Imagine alguém que não só transmite conhecimento, mas também inspira jovens a descobrir o mundo ao seu redor. Esses professores são a ponte entre o currículo escolar e a mente inquisitiva dos alunos. Para se tornar um desses mestres, é necessário ter uma formação superior na área específica e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Eles lidam com uma clientela diversificada, principalmente adolescentes, oriundos de diferentes contextos culturais e sociais. Trabalham em escolas públicas e privadas, em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse, mas nada disso os impede de fazer a diferença na vida dos estudantes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Manaus (AM), foram levantados 9,154 profissionais que atuam como Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,560.66 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,426.22, enquanto a mediana fica em R$ 4,560.66, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,484.32. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,129.50, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio em Manaus (AM) varia entre salários que podem ser considerados baixos a confortáveis no contexto brasileiro. Embora a maioria dos profissionais esteja na faixa de R$ 3,426.22 a R$ 6,484.32, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e qualificações adicionais, os professores têm a oportunidade de melhorar significativamente seus rendimentos ao longo da carreira.
Em Manaus, o mercado de trabalho para professores de disciplinas pedagógicas no ensino médio apresentou um saldo de contratações de 5 até julho de 2025, representando uma redução de 8 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 13. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações está mais lento do que no ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações desses professores são, em primeiro lugar, a educação profissional de nível técnico, com 3 novos postos de trabalho. Logo atrás, o ensino fundamental adicionou 2 vagas. O treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial também se destaca, com 1 nova oportunidade. O ensino médio, por sua vez, manteve seu saldo em zero, enquanto a educação infantil - pré-escola registrou uma perda de 1 posto de trabalho.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.