Professor de nível médio no ensino fundamental (CBO 3312-05): Imagine a figura central que guia as mentes jovens em sua jornada educacional inicial. Esses profissionais são os mestres que introduzem crianças ao fascinante mundo do conhecimento, desde a alfabetização até a expressão artística. Para entrar nesse ofício, você precisará de um diploma de nível médio profissionalizante em magistério, embora a partir de 2007, o requisito mínimo passe a ser um diploma de nível superior completo na área de educação. Os professores de ensino fundamental atuam tanto na rede pública quanto na privada, em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambientes fechados e em horário diurno. Além disso, eles têm a missão de conscientizar a comunidade escolar sobre temas essenciais para a cidadania e a qualidade de vida.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Tocantins (Estado), foram levantados 2,201 profissionais que atuam como Professor de nível médio no ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,543.34 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,263.54, enquanto a mediana fica em R$ 4,543.34, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,471.02. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,240.63, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível médio no ensino fundamental no Tocantins é considerada confortável, situando-se acima de R$ 5,000.00 para a maioria dos profissionais. No entanto, há espaço para crescimento, especialmente para aqueles que estão no primeiro quartil. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há oportunidades de progressão salarial, incentivando os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu rendimento.
O mercado de trabalho para professores de nível médio no ensino fundamental no estado do Tocantins tem mostrado sinais de melhora. Até julho de 2025, o saldo de contratações subiu para 5, um aumento de 1 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 4. Embora seja um incremento modesto, este crescimento sugere uma tendência positiva na demanda por profissionais nesta área.
Os setores que mais têm contribuído para estas contratações são, principalmente, o ensino fundamental, que adicionou 8 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, a educação infantil e pré-escola, que trouxe 2 novas vagas. Apesar de terem saldos negativos, o ensino médio e a administração pública em geral também fazem parte deste cenário, refletindo a diversidade de oportunidades dentro do sistema educacional do estado.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.