Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Tocantins (Estado), foram levantados 1,009 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,895.02 e uma carga horária de 42 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,375.60, enquanto a mediana fica em R$ 2,895.02, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,037.68. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,583.17, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Com uma remuneração que oscila entre R$ 2,375.60 e R$ 3,037.68, a maioria dos motoristas de ônibus urbanos no Tocantins ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, há uma margem de crescimento, especialmente para aqueles que buscam alcançar o topo dos 5% mais bem pagos, sugerindo que com dedicação e experiência, é possível melhorar a situação financeira.
Até julho de 2025, o mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano no estado do Tocantins registrou um saldo de contratações de 255, um salto impressionante de 266 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era negativo (-11). Essa transformação reflete uma clara recuperação na demanda por esses profissionais, sinalizando uma melhoria significativa na economia local e na infraestrutura de transporte público.
O setor que mais contribuiu para essa expansão foi o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, que adicionou 237 novas vagas. Em segundo lugar, o transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional, trouxe 16 novas oportunidades. Serviços combinados de escritório e apoio administrativo também se destacaram, com 12 novas vagas. Os setores de obras de montagem industrial e serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita completaram o top 5, com 2 e 1 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.