Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Sergipe (Estado), foram levantados 1.076 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,500 e uma carga horária de 42 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,966.85, enquanto a mediana fica em R$ 2,500, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,748.49. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,577.65, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Com uma remuneração que oscila entre R$ 1,966.85 e R$ 2,748.49, a maioria dos motoristas de ônibus urbanos em Sergipe ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, há espaço para crescimento, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica uma margem para avanço profissional. Isso sugere que, com dedicação e experiência, há oportunidades reais de melhorar a remuneração.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de motoristas de ônibus urbano em Sergipe atingiu 205, representando um aumento significativo de 179 em relação aos 26 registrados no mesmo período do ano anterior. Essa expansão reflete uma demanda crescente por profissionais nesta área, sinalizando uma recuperação positiva no mercado de trabalho para essa ocupação.
O setor que mais contribuiu para essas contratações foi o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, que adicionou 242 novas vagas. Em segundo lugar, o serviço de transporte de passageiros, com locação de automóveis com motorista, trouxe apenas 5 novas oportunidades. Os setores de transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido, e comércio varejista de artigos de papelaria completaram o top 5, com saldos menores, mas ainda relevantes.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.