Tecnólogo em logística de transporte (CBO 3421-25): Imagine ser o maestro de uma sinfonia complexa, onde cada nota é uma carga, cada instrumento é um caminhão, e cada acorde é uma rota. Essa é a vida de um tecnólogo em logística de transporte. Esses profissionais são responsáveis por garantir que cada carga chegue ao seu destino no horário certo, sem nenhum contratempo. Com formação pós-ensino médio, muitas vezes com especialização ou graduação tecnológica na área de transportes, eles entram em ação após um ou dois anos de experiência prática. Trabalham em empresas de transportes intermodais, podendo estar tanto no escritório quanto no campo, e lidam com equipes multidisciplinares. Às vezes, o estresse é constante, mas a sensação de ter todas as peças no lugar, como um quebra-cabeça perfeito, compensa todo o esforço.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 29,217 profissionais que atuam como Tecnólogo em logística de transporte, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,250.57 e uma carga horária de 46 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,381.22, enquanto a mediana fica em R$ 3,250.57, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,104.13. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,800, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos tecnólogos em logística de transporte em São Paulo varia de maneira que a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável, mas não altamente atrativo no contexto brasileiro. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude salarial sugere que, com dedicação e desenvolvimento de habilidades, os profissionais podem alcançar níveis de remuneração bastante atraentes.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para tecnólogos em logística de transporte em São Paulo somou 181, representando uma redução de 99 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de crescimento está mais lento do que no ano passado, refletindo possivelmente mudanças na economia ou nos setores de atuação desses profissionais.
O setor de transporte rodoviário de carga, excluindo produtos perigosos e mudanças, lidera as contratações com 241 novos postos de trabalho. Logo atrás, com 216 vagas, está o setor de outras atividades auxiliares dos serviços financeiros. Os setores de fabricação de álcool, outras peças e acessórios para veículos automotores, e atividades de monitoramento de sistemas de segurança eletrônico também contribuíram significativamente, com 31, 26 e 20 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.