Supervisor de transportes (CBO 5101-05): Imagine ser o cérebro por trás de toda a logística de um sistema de transporte, garantindo que ônibus, trens e vans cheguem ao destino no horário certo. Essa é a vida de um supervisor de transportes. Para entrar nesse mundo, você precisa ter pelo menos o ensino médio incompleto, somado a um curso de qualificação profissional de 200 a 400 horas. Depois de um ou dois anos de experiência na área, você estará pronto para liderar equipes e garantir que tudo saia conforme o planejado. Trabalhar nessa área significa enfrentar horários irregulares e rodízios de turnos, além de lidar com a pressão de manter tudo funcionando sem problemas. Mas, no final do dia, é muito gratificante ver tudo funcionando como um relógio suíço.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 2,478 profissionais que atuam como Supervisor de transportes, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,038.62 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,599.29, enquanto a mediana fica em R$ 5,038.62, com o terceiro quartil chegando a R$ 7,596.63. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 15,680.40, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 3,599.29 e R$ 7,596.63, a maioria dos supervisores de transportes em São Paulo (Estado) ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, onde remunerações acima de R$ 5,000.00 são vistas como proporcionando uma melhor qualidade de vida. Ainda assim, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os profissionais a buscar qualificações e experiências que possam aumentar seu valor no mercado.
O mercado de trabalho para supervisores de transportes em São Paulo permanece estável, com um saldo de contratações de -108 até julho de 2025, igual ao mesmo período do ano passado. Isso significa que o número de contratações continua a ser ligeiramente inferior ao de desligamentos, mantendo um equilíbrio delicado no setor de transporte.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são os serviços combinados para apoio a edifícios, com quatro novas vagas, seguido pela construção de rodovias e ferrovias, e o comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante, ambos com três vagas. A imunização e controle de pragas urbanas, além das atividades de apoio à agricultura, também contribuíram com duas vagas cada, mostrando uma diversificação nos setores que buscam esses profissionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.