Supervisor da manutenção e reparação de veículos pesados (CBO 9102-10): Imagine um dia cheio de motores roncando, peças metálicas sendo ajustadas e equipes de mecânicos trabalhando em sincronia. Esse é o mundo do supervisor da manutenção e reparação de veículos pesados. Esses profissionais são a batuta de uma orquestra de manutenção, planejando reparos, controlando a qualidade e garantindo que tudo esteja em ordem. Para entrar nesse universo, é necessário ter um diploma técnico em mecânica veicular e pelo menos cinco anos de experiência na área. As condições de trabalho variam bastante, desde oficinas fechadas até ambientes abertos, e os horários podem ser irregulares, com exposição a ruídos e sujeira típicas de um ambiente de manutenção de veículos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 1,570 profissionais que atuam como Supervisor da manutenção e reparação de veículos pesados, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 6,431.30 e uma carga horária de 48 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,682.17, enquanto a mediana fica em R$ 6,431.30, com o terceiro quartil chegando a R$ 8,555.99. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 15,055.90, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração desses profissionais varia bastante, mas a maioria encontra-se em uma faixa que proporciona uma qualidade de vida confortável, acima de R$ 5,000.00. No entanto, a grande discrepância entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude salarial sugere que, com dedicação e habilidades adicionais, os supervisores podem alavancar suas carreiras para alcançar remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para supervisores da manutenção e reparação de veículos pesados em São Paulo registrou um saldo de contratações negativo de -85 até julho de 2025, representando uma redução de 43 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de -42. Esses números indicam uma tendência de diminuição na demanda por esses profissionais na região.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações, embora de forma modesta, são a coleta de resíduos não perigosos, com seis novas vagas, seguida pela fabricação de aparelhos e utensílios para correção de defeitos físicos, com quatro vagas. O serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita, além do transporte rodoviário de carga municipal, ambos com duas vagas, também se destacam, juntamente com a gestão e administração da propriedade imobiliária.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.