Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (SP), foram levantados 11,830 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,133.09 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,783.95, enquanto a mediana fica em R$ 4,133.09, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,353.04. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,472.48, demonstrando uma discreta variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil em São Paulo (SP) tende a ser vista como razoavelmente confortável pela maioria dos brasileiros, situando-se acima de R$ 3,000.00, o que já permite uma melhor qualidade de vida. No entanto, a margem de crescimento profissional parece limitada, considerando a pequena distância entre o primeiro quartil e a mediana, embora haja exceções notáveis no top 5%, sugerindo que, com dedicação e mérito, é possível alcançar remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil em São Paulo registrou um saldo de contratações de -140 até julho de 2025, representando uma redução de 57 em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa que houve mais desligamentos do que contratações, indicando uma tendência de diminuição no número de vagas disponíveis para esses profissionais na cidade.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são o ensino fundamental, com 84 novas vagas, seguido pela educação infantil – pré-escola, que adicionou 57 oportunidades. Serviços de assistência social sem alojamento também se destacaram, com 23 novos postos. O ensino médio e atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte completam a lista, com 18 e 1 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.