Operador de transporte multimodal (CBO 3421-10): Imagine que você é o maestro de uma sinfonia logística, onde cada nota é uma carga, cada instrumento é um meio de transporte, e cada movimento é uma rota cuidadosamente planejada. Essa é a vida de um operador de transporte multimodal. Com formação pós-ensino médio, seja através de uma especialização ou graduação tecnológica na área de transportes, esses profissionais entram em ação após um ou dois anos de experiência prática. Eles trabalham em empresas de transportes intermodais, podendo estar tanto no escritório quanto no campo, supervisionando equipes e garantindo que tudo flua com a precisão de um relógio suíço. Às vezes, o estresse é inevitável, mas a sensação de ver uma carga segura e pontualmente entregue compensa todas as dificuldades.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (SP), foram levantados 1,927 profissionais que atuam como Operador de transporte multimodal, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,200 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,938, enquanto a mediana fica em R$ 2,200, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,908.68. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,745.26, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos operadores de transporte multimodal em São Paulo (SP) tende a ser vista como baixa a moderada no contexto nacional, com a maioria dos profissionais recebendo menos que R$ 3,000. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se considera a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude sugere que, com dedicação e experiência, os operadores podem alavancar suas carreiras para alcançar remunerações mais elevadas, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
O mercado de trabalho para operadores de transporte multimodal em São Paulo mostra uma redução significativa no saldo de contratações. Até julho de 2025, o saldo atual é de 46, representando uma queda de 102 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 148. Essa diminuição sugere um possível ajuste na demanda por esses profissionais, refletindo talvez mudanças nos padrões de transporte ou na economia local.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de operadores de transporte multimodal são variados. A locação de mão de obra temporária lidera com 13 novas vagas. Logo atrás, com 10 vagas, estão as outras atividades auxiliares dos serviços financeiros. A limpeza em prédios e domicílios vem em terceiro lugar, com 8 vagas, seguida pelo monitoramento de sistemas de segurança eletrônico, com 7 vagas. Por fim, o comércio atacadista de próteses e artigos de ortopedia completa o top 5, com 6 vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.