Gerente de marketing (CBO 1423-15): Imagine ser o cérebro por trás de todas as estratégias que fazem uma marca brilhar. Essa é a vida de um gerente de marketing, que planeja, implementa e coordena todas as atividades de comercialização, marketing e comunicação de uma empresa. Para chegar lá, você precisa ter um diploma de nível superior, preferencialmente em marketing ou áreas afins, e acumular entre quatro e cinco anos de experiência prática. Trabalhando em ambientes fechados, esses profissionais enfrentam o desafio de equilibrar a pressão do trabalho com a necessidade de inovação constante, tudo isso enquanto mantêm a saúde, a segurança e a sustentabilidade em mente.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (SP), foram levantados 13,298 profissionais que atuam como Gerente de marketing, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 16,962.30 e uma carga horária de 53 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 10,963.50, enquanto a mediana fica em R$ 16,962.30, com o terceiro quartil chegando a R$ 25,000. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 43,695.40, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os gerentes de marketing em São Paulo (SP) têm uma remuneração que, na maioria dos casos, é vista como alta e atrativa no contexto brasileiro, já que a maioria dos salários está acima de R$ 10,000.00. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional significativo. Essa amplitude salarial sugere que, com dedicação e desenvolvimento de habilidades, é possível alcançar níveis de remuneração muito desejados.
O mercado de trabalho para gerentes de marketing em São Paulo mostra uma ligeira melhora nos números de contratações. Até julho de 2025, o saldo de movimentações é de -377, uma redução de apenas 29 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo estava em -406. Embora o número continue negativo, sinalizando mais desligamentos do que contratações, a tendência mostra uma pequena recuperação.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de gerentes de marketing são bastante diversificados. O comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação, juntamente com a exploração de jogos de azar e apostas, lideram com 17 contratações cada. Em seguida, o comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria vem com 12 contratações, enquanto atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios, e atividades de cobrança e informações cadastrais, fecham o top 5 com 9 contratações cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.