Funileiro de veículos (reparação) (CBO 9913-05): Imagine que você acaba de ter um pequeno acidente e precisa consertar o seu amado carro. Quem entra em cena para fazer esse milagre acontecer? Os funileiros! Esses heróis da lataria não só reparam danos, mas também preparam a lataria para a pintura final. Para se tornar um funileiro, é necessário ter o ensino médio completo e concluir um curso básico de qualificação profissional de aproximadamente 200 horas. Geralmente, após um a dois anos de experiência prática, o profissional está apto a realizar todas as tarefas com maestria. Trabalham em ambientes fechados ou a céu aberto, muitas vezes em equipe, e seguem rigorosas normas de segurança, higiene e proteção ao meio ambiente.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (SP), foram levantados 1.591 profissionais que atuam como Funileiro de veículos (reparação), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,166 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,291.59, enquanto a mediana fica em R$ 3,166, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,230.31. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,685.39, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos funileiros de veículos em São Paulo (SP) tende a ser vista como modesta pela maioria dos brasileiros, já que a maioria dos salários se encontra abaixo de R$ 5,000.00. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, dada a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa variação sugere que há espaço para progressão salarial, especialmente com a aquisição de habilidades adicionais e experiência no campo.
O mercado de trabalho para funileiros de veículos em São Paulo tem apresentado uma queda significativa. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu de 62 para -6, uma redução de 68 em relação ao mesmo período do ano passado. Essa diminuição reflete uma possível desaceleração na demanda por serviços de reparação de veículos na região.
No entanto, o setor de serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores continua a ser o principal empregador, com um saldo de 28 contratações. Os setores de transporte rodoviário coletivo de passageiros, treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, fabricação de carrocerias para ônibus, e transporte rodoviário municipal também contribuíram com 2 contratações cada, mostrando que há ainda algumas áreas que mantêm a contratação de funileiros.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.