Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 48,158 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,225.67 e uma carga horária de 35 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,360.74, enquanto a mediana fica em R$ 4,225.67, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,574.40. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,319.25, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil em São Paulo têm uma remuneração que, na maioria dos casos, pode ser considerada confortável, situando-se acima de R$ 5,000.00 para metade dos profissionais. No entanto, há espaço para crescimento, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é significativa. Isso indica que, com dedicação e qualificações adicionais, há oportunidades claras de progresso na carreira, permitindo que os educadores alcancem remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil em São Paulo apresenta um saldo de contratações de 1.007 até julho de 2025, representando uma redução de 502 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 1.509. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações tem se tornado mais lento comparado ao ano anterior.
Administração pública em geral é o setor que mais está contratando, com 681 novas vagas. Logo atrás, o ensino fundamental contribuiu com 255 oportunidades, seguido pela educação infantil - pré-escola, que adicionou 214 vagas. Ensino médio e serviços de assistência social sem alojamento completam a lista, com 45 e 24 vagas, respectivamente. Esses números mostram que a maior parte das contratações está concentrada em áreas diretamente relacionadas à educação.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.