Professor de matemática no ensino médio (CBO 2321-55): Imagine alguém capaz de transformar equações e fórmulas em aventuras diárias para adolescentes. Essa é a missão dos professores de matemática no ensino médio. Para entrar nesse time, você precisa ter um diploma de nível superior, geralmente em Matemática ou Pedagogia, e, se for trabalhar na rede pública, passar por um concurso público. Os professores lidam com alunos de diferentes backgrounds culturais e sociais, muitas vezes em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse. Apesar disso, a recompensa de ver os olhos dos estudantes brilharem quando entendem um conceito difícil é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 2,403 profissionais que atuam como Professor de matemática no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,646.14 e uma carga horária de 21 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,084.39, enquanto a mediana fica em R$ 3,646.14, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,199.59. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 14,168.10, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de matemática no ensino médio em São Paulo têm uma remuneração que, na maioria dos casos, varia entre R$ 2,084.39 e R$ 6,199.59, o que coloca a maioria desses profissionais em uma faixa salarial que, embora não seja vista como alta, oferece uma qualidade de vida melhor do que a dos salários mais baixos. Ainda assim, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os educadores busquem melhores oportunidades e aumentem seu rendimento ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para professores de matemática no ensino médio em São Paulo mostra um ligeiro aumento nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 141, um crescimento de 13 em relação aos 128 registrados no mesmo período do ano anterior. Embora a diferença seja modesta, ela sinaliza uma tendência positiva no setor educacional.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, que adicionou 74 vagas. Logo atrás, o ensino médio, com 44 novas oportunidades. A educação infantil, administração pública e cursos preparatórios para concursos também se destacaram, embora com números menores. Esses dados mostram que a demanda por professores de matemática está bem distribuída entre diferentes níveis e tipos de instituições educacionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.