O que faz um Professor de matemática do ensino fundamental?

Professor de matemática do ensino fundamental (CBO 2313-40): Imagine alguém capaz de transformar números e fórmulas em aventuras educativas para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de matemática do ensino fundamental. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais trabalham em ambientes diversos, desde salas de aula bem equipadas até ambientes improvisados, lidando com alunos de diferentes idades e backgrounds. Eles enfrentam desafios como a necessidade de adaptar suas aulas a diferentes estilos de aprendizagem e a possibilidade de trabalhar em horários variáveis, mas a recompensa de ver seus alunos progredirem é inestimável.

  • Planejam e organizam aulas, adaptando-as para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Ensina matemática, além de outros componentes curriculares, dependendo da escola.
  • Avalia o processo de ensino-aprendizagem, utilizando diversas formas de avaliação.
  • Registra práticas pedagógicas, mantendo registros de atividades e desempenho dos alunos.
  • Participa de atividades educacionais e comunitárias, promovendo a integração escola-comunidade.
  • Desenvolve atividades de estudo, preparando materiais didáticos e auxiliando na resolução de problemas.
  • Trabalha em equipe, colaborando com outros professores e profissionais da escola.
  • Garante a segurança e o bem-estar dos alunos, seguindo normas de saúde e segurança.

Ocupações relacionadas


Quanto ganha um Professor de matemática do ensino fundamental em São Paulo (Estado)?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

Em São Paulo (Estado), foram levantados 5,304 profissionais que atuam como Professor de matemática do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,505.62 e uma carga horária de 28 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,857.40, enquanto a mediana fica em R$ 4,505.62, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,802.04. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 12,960.10, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.

Os professores de matemática do ensino fundamental em São Paulo (Estado) têm uma remuneração que, em sua maioria, varia entre R$ 2,857.40 e R$ 6,802.04, situando-se em uma faixa que pode proporcionar uma qualidade de vida confortável para a maioria dos brasileiros. Embora a maioria esteja dentro de uma remuneração considerada satisfatória, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro, incentivando os educadores a buscar qualificações adicionais e experiências que possam elevar suas remunerações.

📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Movimentação de Professor de matemática do ensino fundamental em São Paulo (Estado)

O mercado de trabalho para professores de matemática do ensino fundamental em São Paulo tem mostrado sinais de crescimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 397, representando um aumento de 30 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 367. Esses números indicam uma tendência positiva no setor educacional, especialmente na área de matemática.

Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, que adicionou 211 vagas. Logo atrás, a educação infantil – pré-escola, com 59 novas posições. A administração pública em geral também se destaca, com 53 vagas. O ensino médio e a educação infantil – creche completam a lista, com 32 e 30 vagas, respectivamente. Esses dados revelam uma demanda crescente por profissionais qualificados em diferentes níveis educacionais.

Contratações e Demissões

Número de contratações e demissões por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto

Saldo Líquido

Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto
📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Veja também: Professor de matemática do ensino fundamental em outras regiões