Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental (CBO 2313-30): Imagine alguém capaz de abrir as janelas do mundo para crianças e adolescentes, mostrando-lhes que além de suas fronteiras há uma infinidade de culturas e idiomas para descobrir. Essa é a missão dos professores de língua estrangeira moderna do ensino fundamental. Para realizar essa tarefa, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais trabalham em ambientes diversificados, desde escolas públicas e particulares até ONGs, lidando com alunos de diferentes idades e backgrounds. Suas jornadas podem ser bastante dinâmicas, com horários variáveis e até mesmo situações que exigem o uso intensivo da voz.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 2,589 profissionais que atuam como Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,285.73 e uma carga horária de 29 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,668.40, enquanto a mediana fica em R$ 4,285.73, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,662.39. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 13,340.20, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de língua estrangeira moderna em São Paulo (Estado) têm uma remuneração que, na maioria das vezes, varia entre R$ 2,668.40 e R$ 6,662.39, situando-se em uma faixa que pode proporcionar uma qualidade de vida decente, embora não seja considerada alta no contexto brasileiro. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro, incentivando os educadores a buscar qualificações e experiências adicionais para aumentar seus rendimentos ao longo da carreira.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para professores de língua estrangeira moderna do ensino fundamental em São Paulo somou 154, representando uma redução de 79 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 233. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações tem diminuído comparativamente ao ano passado.
O setor de ensino fundamental lidera as contratações com 84 vagas, seguido pela administração pública em geral, que adicionou 31 novos postos. A educação infantil, tanto na pré-escola quanto na creche, também contribuiu significativamente, com 20 e 6 vagas, respectivamente. O ensino médio completa o top 5, com 12 novas posições. Esses números mostram que a educação básica é o principal campo de atuação para esses professores.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.