Operador de triagem e transbordo (CBO 4152-10): Imagine um gigantesco quebra-cabeça onde cada peça é uma carta, uma encomenda ou um pacote. Essa é a vida diária de um operador de triagem e transbordo. Esses profissionais são os verdadeiros magos da logística, recebendo e expedindo cargas, malas e malotes, além de realizar a triagem e entrega desses objetos. Para entrar nesse mundo, é necessário ter um diploma de ensino médio e conhecimentos básicos em informática. Os Correios e empresas de courier oferecem cursos profissionalizantes após a contratação. O trabalho é intenso, com horários que podem variar de segunda a sábado, incluindo turnos noturnos, domingos e feriados. Além disso, os operadores enfrentam diversas condições climáticas e devem estar sempre preparados para lidar com a segurança na entrega de objetos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 4,675 profissionais que atuam como Operador de triagem e transbordo, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,966.28 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,562.10, enquanto a mediana fica em R$ 3,966.28, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,313.10. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,864.55, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os operadores de triagem e transbordo em São Paulo (Estado) têm uma remuneração que, na maioria das vezes, varia entre R$ 2,562.10 e R$ 5,313.10, situando-se em uma faixa que pode proporcionar uma qualidade de vida razoável, embora não seja considerada alta no contexto brasileiro. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e habilidades adicionais, os profissionais podem alcançar remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para operadores de triagem e transbordo em São Paulo tem mostrado uma redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de movimentações foi de 44, representando uma diminuição de 41 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 85. Essa queda sugere que o setor está enfrentando desafios na geração de empregos, embora ainda haja um saldo positivo.
O transporte rodoviário de carga, especialmente intermunicipal, interestadual e internacional, lidera as contratações com um saldo de 125. Logo atrás, outros setores como sociedades de participação, serviço de preparação de terreno e cultivo de cana-de-açúcar também contribuem significativamente, com saldos de 23, 14 e 12 respectivamente. Estes números indicam que, apesar da redução geral, certos setores continuam a demandar profissionais nesta área.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.