Operador de trem de metrô (CBO 7826-05): Imagine-se sentado em uma cabine, guiando um trem repleto de pessoas apressadas, todas indo para seus destinos. Essa é a vida de um operador de trem de metrô. Para chegar lá, você precisa ter o ensino médio completo e passar por um curso de qualificação profissional de mais de 400 horas. A experiência é crucial, e após quatro anos de prática, você estará pronto para enfrentar os desafios do dia a dia. O trabalho é realizado em horários irregulares, muitas vezes em turnos, e pode ser bastante estressante, especialmente quando há falhas nos equipamentos ou situações de emergência. Mas a sensação de estar no comando de um trem que move milhares de pessoas todos os dias é inegavelmente gratificante.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 1,432 profissionais que atuam como Operador de trem de metrô, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 7,913.09 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,584, enquanto a mediana fica em R$ 7,913.09, com o terceiro quartil chegando a R$ 10,899.30. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 12,695.60, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos operadores de trem de metrô em São Paulo (Estado) é bastante satisfatória para a maioria dos brasileiros, já que a maioria dos salários está acima de R$ 5,000.00, considerados confortáveis. No entanto, a margem de crescimento profissional parece ser significativa, dada a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5%. Isso sugere que há espaço para aumentos salariais com o tempo e a aquisição de mais experiência ou qualificações.
O mercado de trabalho para operadores de trem de metrô em São Paulo tem mostrado uma reviravolta impressionante. Até julho de 2025, o saldo de contratações subiu para 88, um salto de 172 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo estava negativo em 84. Essa transformação reflete uma clara recuperação na demanda por esses profissionais, sinalizando um momento positivo para quem busca oportunidades nesta área.
Na esteira dessa recuperação, o transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana se destaca como o setor que mais está contratando, com um saldo de 100 novas vagas. Em contraste, o setor de outras atividades profissionais, científicas e técnicas registrou apenas -1, enquanto o transporte metroviário apresentou um saldo de -11. Esses números evidenciam que a demanda por operadores de trens de metrô está concentrada principalmente nos serviços de transporte urbano e regional.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.