Operador de transporte multimodal (CBO 3421-10): Imagine que você é o maestro de uma sinfonia logística, onde cada nota é uma carga, cada instrumento é um meio de transporte, e cada movimento é uma rota cuidadosamente planejada. Essa é a vida de um operador de transporte multimodal. Com formação pós-ensino médio, seja através de uma especialização ou graduação tecnológica na área de transportes, esses profissionais entram em ação após um ou dois anos de experiência prática. Eles trabalham em empresas de transportes intermodais, podendo estar tanto no escritório quanto no campo, supervisionando equipes e garantindo que tudo flua com a precisão de um relógio suíço. Às vezes, o estresse é inevitável, mas a sensação de ver uma carga segura e pontualmente entregue compensa todas as dificuldades.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 6,958 profissionais que atuam como Operador de transporte multimodal, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,579 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,015.2, enquanto a mediana fica em R$ 2,579, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,500. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,827.04, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,015.2 e R$ 3,500, a maioria dos operadores de transporte multimodal em São Paulo (Estado) ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude sugere que, com dedicação e desenvolvimento de habilidades, há espaço para aumentar significativamente a remuneração ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para operadores de transporte multimodal em São Paulo tem mostrado uma redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 256, uma queda de 356 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 612. Esses números refletem uma diminuição significativa no ritmo de crescimento das contratações na área de transporte.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de operadores de transporte multimodal são variados. Os depósitos de mercadorias para terceiros lideram com 45 novas vagas. Logo atrás, a locação de mão de obra temporária adicionou 42 postos de trabalho. O transporte rodoviário de carga, tanto municipal quanto intermunicipal, também se destacou, com 37 e 33 vagas, respectivamente. Ainda, a atividade de carga e descarga contribuiu com 36 novas oportunidades de emprego.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.