Operador de câmera de televisão (CBO 3721-15): Imagine ser o olho por trás da lente, capturando momentos que ficarão gravados na memória de muitos. Essa é a vida de um operador de câmera de televisão, que registra cenas para produções cinematográficas, televisivas e multimídia. Para entrar nesse mundo, você precisa de um ensino médio completo e um curso profissionalizante de até 200 horas. Mas não pense que isso é tudo; são necessários três a quatro anos de experiência para dominar a arte de capturar a essência de cada cena. O trabalho é feito em equipe, em diversos ambientes, desde estúdios até locais ao ar livre, e pode exigir horários irregulares e posições desconfortáveis por longos períodos. Apesar dos desafios, a recompensa de ver suas imagens transmitidas para milhões é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 1.576 profissionais que atuam como Operador de câmera de televisão, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,119.07 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,178.62, enquanto a mediana fica em R$ 3,119.07, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,687.80. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,721.81, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de um operador de câmera de televisão em São Paulo varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, já que remunerações acima de R$ 5,000.00 são vistas como proporcionando uma melhor qualidade de vida. A grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os operadores a buscar qualificações e experiências que possam aumentar seu valor no mercado.
O mercado de trabalho para operadores de câmera de televisão em São Paulo tem enfrentado um revés significativo. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu para -54, uma redução de 109 em comparação com o saldo de 55 registrado no mesmo período do ano anterior. Essa inversão no saldo reflete uma diminuição expressiva na demanda por esses profissionais, sinalizando possíveis dificuldades econômicas ou mudanças no setor audiovisual.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações, embora modestamente, são variados. As atividades de organizações associativas patronais e empresariais lideram com 10 novas vagas. Logo atrás, com 7 vagas cada, estão a fabricação de sabões e detergentes sintéticos e o comércio varejista de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo. O transporte rodoviário de carga e a produção de filmes para publicidade também se destacam, com 6 e 5 vagas, respectivamente. Esses números, apesar de pequenos, mostram que há alguma diversidade na geração de empregos para essa ocupação.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.