Motorista operacional de guincho (CBO 7825-15): Imagine um dia cheio de adrenalina, onde você precisa resgatar veículos avariados, transportar cargas pesadas e ainda garantir que tudo chegue no horário certo. Essa é a vida de um motorista operacional de guincho. Com apenas o ensino fundamental e um curso básico de qualificação, esses profissionais entram na estrada para enfrentar desafios diários. Após um a dois anos de experiência, eles dominam o ofício, capazes de definir rotas, operar equipamentos e até mesmo fazer reparos básicos. O trabalho é realizado em veículos, muitas vezes em turnos irregulares, e pode incluir situações desconfortáveis e até mesmo exposição a materiais tóxicos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 10,654 profissionais que atuam como Motorista operacional de guincho, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,822.70 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,445.90, enquanto a mediana fica em R$ 2,822.70, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,686.66. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,736.73, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas operacionais de guincho em São Paulo (Estado) tende a ser vista como baixa a moderada no contexto brasileiro, com a maioria dos profissionais recebendo entre R$ 2,445.90 e R$ 3,686.66. Embora isso possa não ser suficiente para proporcionar uma alta qualidade de vida, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e melhorias salariais com o tempo e a experiência.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para motoristas operacionais de guincho em São Paulo somou 187, um aumento de 7 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 180. Essa pequena elevação sugere que o mercado de trabalho para essa ocupação está se mantendo estável, com um ligeiro sinal de crescimento.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, as outras atividades auxiliares dos transportes terrestres, com 132 novos postos de trabalho. Logo atrás, com 113 vagas, estão os serviços de reboque de veículos. Em terceiro lugar, com 65 vagas, vem a instalação e manutenção elétrica. O transporte rodoviário de carga, com 57 vagas, e os serviços de engenharia, com 36, completam o top 5.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.