Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 65,395 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,161.15 e uma carga horária de 45 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,385.71, enquanto a mediana fica em R$ 4,161.15, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,800.14. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,937.16, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus urbanos em São Paulo (Estado) cai na faixa de salários que, embora não seja vista como alta, oferece uma qualidade de vida melhorada. A maioria dos motoristas ganha acima de R$ 3,000.00, o que é considerado um salário mais aceitável no Brasil. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e experiência, é possível alcançar remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano em São Paulo tem enfrentado um revés significativo. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu para -63, uma redução de 1,100 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 1,037. Essa queda reflete uma diminuição na demanda por esses profissionais, possivelmente influenciada por mudanças nos hábitos de transporte público.
Apesar da redução geral, alguns setores continuam a contratar motoristas de ônibus urbano. O transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, tanto municipal quanto intermunicipal, interestadual e internacional, lidera as contratações, com saldos de 155 e 111, respectivamente. Os serviços combinados de escritório e apoio administrativo também contribuem positivamente, com 51 novas vagas. Menores, mas ainda relevantes, são as contratações no serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita, e no transporte escolar, com 36 e 31 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.