Montador de estruturas de aeronaves (CBO 7256-05): Imagine a complexidade de montar uma aeronave, desde os sistemas elétricos até as estruturas de sustentação. Esses profissionais são os engenheiros de campo que fazem tudo isso acontecer. Para se tornar um montador de estruturas de aeronaves, você precisa ter um curso técnico de nível médio em mecânica, com foco em montagem de sistemas e estruturas de aeronaves. Além disso, é necessário ter pelo menos três anos de experiência prática para dominar todas as nuances do ofício. Os montadores trabalham em ambientes fechados ou abertos, em turnos diurnos ou noturnos, e podem enfrentar situações que exigem posicionamentos desconfortáveis ou exposição a materiais tóxicos. Apesar dos desafios, a sensação de contribuir para a segurança e eficiência de uma aeronave é inegável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 1.827 profissionais que atuam como Montador de estruturas de aeronaves, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,104.40 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,932.02, enquanto a mediana fica em R$ 4,104.40, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,871.14. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,862.40, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos montadores de estruturas de aeronaves em São Paulo (Estado) tende a ser vista como confortável, situando-se acima de R$ 5,000.00 para a maioria dos trabalhadores. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a diferença entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa discrepância indica que há espaço para progressão salarial, incentivando os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiência para alcançar níveis mais elevados de remuneração.
O mercado de trabalho para montadores de estruturas de aeronaves em São Paulo apresenta um saldo de contratações de 18 até julho de 2025, representando uma redução significativa de 114 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 132. Essa diminuição sugere que o setor está enfrentando desafios, possivelmente relacionados à economia global ou mudanças internas na demanda por aeronaves.
Na análise dos setores que mais contrataram, destaca-se a fabricação de turbinas, motores e componentes para aeronaves, que adicionou 47 novos postos de trabalho. Apesar disso, outros setores como manutenção e reparação de aeronaves, instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado, suporte técnico em TI e fabricação de aeronaves apresentaram resultados negativos ou estagnados, indicando que a recuperação do mercado de trabalho para essa ocupação ainda está incipiente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.