Mecânico montador de motores de explosão e diesel (CBO 7254-15): Imagine a complexidade de um motor, com suas centenas de peças trabalhando em sincronia para mover um veículo. Agora, imagine a habilidade necessária para montar, desmontar e testar esses motores. Essa é a vida de um mecânico montador de motores de explosão e diesel. Com uma formação técnica de nível médio em mecânica especializada e cursos profissionalizantes que podem variar de 200 a 400 horas, esses profissionais são verdadeiros artistas da engenharia. Três anos de experiência na área são suficientes para torná-los titulares em indústrias de transporte terrestre, aquaviário e aéreo, além de empresas de reparação de veículos. Eles trabalham em equipes, sob supervisão, em ambientes fechados, às vezes com rodízio de turnos, enfrentando ruídos e materiais tóxicos, mas sempre com o cuidado de seguir normas de segurança, saúde e meio ambiente.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 1,216 profissionais que atuam como Mecânico montador de motores de explosão e diesel, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,655.14 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,763.60, enquanto a mediana fica em R$ 3,655.14, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,054.07. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,558.99, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos mecânicos montadores de motores em São Paulo (Estado) tende a ser vista como modesta, já que a maioria dos salários se enquadra abaixo de R$ 5,000.00, considerado um patamar de conforto financeiro no Brasil. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa amplitude sugere que, com dedicação e desenvolvimento de habilidades, os profissionais podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para mecânicos montadores de motores de explosão e diesel em São Paulo tem apresentado uma queda significativa. Até julho de 2025, o saldo de contratações registrou -48, uma redução de 89 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 41. Esses números refletem uma reversão no cenário de emprego para essa ocupação, sinalizando possíveis desafios econômicos ou mudanças na demanda por esses profissionais.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações, embora em números menores, são o transporte rodoviário de carga, que adicionou 5 novos postos de trabalho, seguido pela fabricação de estruturas metálicas e o recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores, ambos com 4 vagas. Os serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores e obras de montagem industrial completam a lista, com 2 vagas cada. Esses dados mostram que, mesmo com a queda geral, alguns setores ainda buscam profissionais qualificados.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.