Mecânico de veículos automotores a diesel (CBO 9144-25): Imagine a cena: você está dirigindo seu caminhão favorito, e de repente, algo não vai bem. É nesse momento que entra em ação o herói do dia: o mecânico de veículos a diesel. Esses profissionais são verdadeiros detetives da mecânica, capazes de identificar problemas complexos e resolver situações aparentemente impossíveis. Para chegar lá, é necessário ter o ensino fundamental completo e um curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores, além de noções de eletricidade e eletrônica. Três a quatro anos de experiência no campo são suficientes para dominar a arte de manter esses veículos funcionando como novos. Os mecânicos trabalham em diversos ambientes, desde oficinas fechadas a áreas abertas, enfrentando horários variados e, às vezes, posições desconfortáveis. Mas, ao final do dia, a satisfação de ver um veículo de volta à estrada é inegável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 15,412 profissionais que atuam como Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,383.46 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,400.00, enquanto a mediana fica em R$ 3,383.46, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,538.68. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,866.84, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Considerando as faixas salariais no Brasil, a remuneração de um mecânico de veículos a diesel em São Paulo pode ser vista como modesta, mas com potencial de melhorar a qualidade de vida. A maioria dos profissionais nesta área ganha um salário que, embora não seja alto, oferece condições razoáveis de vida. Ainda assim, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os mecânicos busquem qualificações adicionais para aumentar seus rendimentos ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para mecânicos de veículos automotores a diesel em São Paulo apresenta um saldo de contratações de apenas 62 até julho de 2025, representando uma redução significativa de 234 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 296. Essa diminuição sugere uma desaceleração na demanda por esses profissionais, possivelmente refletindo mudanças nas preferências de combustíveis ou na economia do estado.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de mecânicos de veículos a diesel são, em primeiro lugar, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, que adicionou 31 novos postos de trabalho. Logo atrás, o transporte rodoviário de carga vem com 28 vagas. O comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos também se destaca, com 26 novas oportunidades. O transporte de produtos perigosos e a fabricação de açúcar em bruto completam o top 5, com 19 e 18 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.