Mecânico de manutenção de veículos ferroviários (CBO 9143-05): Imagine-se como um detetive de alta tecnologia, mas ao invés de resolver crimes, você está resolvendo problemas em trens e metrôs. Esses profissionais são os heróis anônimos que garantem que nossos meios de transporte ferroviários funcionem sem falhas. Para se tornar um, é necessário ter um curso técnico de nível médio em mecânica e, claro, um bom senso de humor não faz mal, já que a formação completa só acontece após quatro ou cinco anos de experiência prática. Os mecânicos de manutenção de veículos ferroviários atuam em empresas de transporte metroferroviário, mineradoras e siderúrgicas, além de fabricantes de equipamentos de transporte. Eles trabalham em turnos, muitas vezes em ambientes fechados, subterrâneos ou em grandes alturas, enfrentando condições que podem incluir ruídos, altas temperaturas e umidade. Mas, apesar dos desafios, a sensação de manter esses veículos em perfeito estado de funcionamento é inegavelmente gratificante.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 1,436 profissionais que atuam como Mecânico de manutenção de veículos ferroviários, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,996.67 e uma carga horária de 42 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,132.25, enquanto a mediana fica em R$ 2,996.67, com o terceiro quartil chegando a R$ 7,324.84. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 12,967.90, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos mecânicos de manutenção de veículos ferroviários em São Paulo (Estado) varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa amplitude de remuneração sugere que, com dedicação e desenvolvimento de habilidades, os mecânicos podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para mecânicos de manutenção de veículos ferroviários em São Paulo tem mostrado uma recuperação notável. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 26, um salto de 91 em relação ao saldo negativo de -65 registrado no mesmo período do ano anterior. Essa melhoria reflete uma retomada na demanda por profissionais especializados nesta área.
Na esteira dessa recuperação, o setor de manutenção e reparação de veículos ferroviários se destaca como o maior empregador, com 46 novas vagas. Logo atrás, o transporte ferroviário de carga adicionou 14 postos de trabalho. Outros setores relevantes incluem a instalação e manutenção elétrica, com 7 novas vagas, serviços combinados para apoio a edifícios e fabricação de embalagens de material plástico, que juntos somaram apenas 5 novas oportunidades.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.