O que faz um Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores)?

Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) (CBO 9111-20): Imagine um mundo onde grandes máquinas industriais não param de trabalhar, impulsionadas por motores diesel poderosos. Esses motores, que movem desde bombas até turbinas industriais, precisam de cuidados constantes para continuar funcionando sem problemas. É aqui que entra o mecânico de manutenção de motores diesel. Com um ensino fundamental e um curso profissionalizante de mais de 400 horas, esses profissionais são capazes de reparar, ajustar, lubrificar e testar esses equipamentos complexos. Após três ou quatro anos de experiência, eles dominam o ofício e podem trabalhar em diversas indústrias, como petróleo, química, celulose e papel, entre outras. No entanto, o trabalho não é fácil: eles lidam com ambientes fechados, turnos irregulares e até mesmo situações de risco, como exposição a materiais tóxicos e altas temperaturas. Apesar dos desafios, a sensação de manter essas máquinas funcionando é gratificante.

  • Realizam manutenção em bombas, redutores, compressores, turbocompressores, motores a diesel e turbinas industriais.
  • Reparam peças danificadas e substituem componentes quando necessário.
  • Ajustam e lubrificam equipamentos para garantir seu bom funcionamento.
  • Testam e instalam equipamentos industriais, garantindo que estejam operacionais.
  • Elaboram documentação técnica, incluindo registros de ocorrências e manutenções.
  • Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de segurança, qualidade e preservação ambiental.
  • Estão sujeitos a trabalhar em turnos irregulares e em regime de sobreaviso.

Ocupações relacionadas


Quanto ganha um Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) em São Paulo (Estado)?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

Em São Paulo (Estado), foram levantados 2,210 profissionais que atuam como Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,424 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,905.30, enquanto a mediana fica em R$ 2,424, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,514.47. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,696.59, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.

Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,905.30 e R$ 3,514.47, a maioria desses mecânicos em São Paulo (Estado) ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente quando se observa a diferença entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa discrepância indica que há espaço para melhorias salariais significativas com a acumulação de experiência e habilidades adicionais.

📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Movimentação de Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) em São Paulo (Estado)

O mercado de trabalho para mecânicos de manutenção de motores diesel em São Paulo apresenta um saldo de contratações de 66 até julho de 2025, uma redução de 5 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 71. Embora haja uma pequena queda, o setor ainda mantém um saldo positivo, indicando que há demanda por esses profissionais, embora seja menor do que no ano anterior.

Os setores que mais estão contratando mecânicos de manutenção de motores diesel no estado são variados. O transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, lidera com 12 novas vagas. Logo atrás, o comércio por atacado de caminhões novos e usados adicionou 7 postos de trabalho. Os setores de transporte rodoviário de carga, comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial, e transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, todos contribuíram com 6 vagas cada.

Contratações e Demissões

Número de contratações e demissões por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto

Saldo Líquido

Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto
📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Veja também: Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) em outras regiões