Mecânico de manutenção de bombas (CBO 9111-10): Esses profissionais são os verdadeiros heróis por trás dos grandes motores industriais. Imagine uma fábrica de petróleo ou papel, onde bombas, compressores e turbinas trabalham incansavelmente. Os mecânicos de manutenção de bombas são os responsáveis por garantir que esses gigantes de metal continuem funcionando sem problemas. Para isso, eles precisam de um ensino fundamental e um curso profissionalizante de mais de 400 horas, além de três a quatro anos de experiência prática. Trabalham em ambientes fechados, muitas vezes em turnos e sob pressão, mas a satisfação de manter a máquina funcionando faz tudo valer a pena.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 1.193 profissionais que atuam como Mecânico de manutenção de bombas, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,442.28 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,200, enquanto a mediana fica em R$ 3,442.28, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,471.57. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 12,291.10, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos mecânicos de manutenção de bombas em São Paulo varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, já que a maioria das pessoas começa a sentir mais satisfação acima de R$ 5,000.00. Ainda assim, há uma clara oportunidade de crescimento profissional, visto que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é significativa. Isso indica que, com dedicação e experiência, há espaço para aumentos substanciais no salário.
O mercado de trabalho para mecânicos de manutenção de bombas em São Paulo apresenta um quadro preocupante. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu para -30, uma redução de 45 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era positivo em 15. Esses números refletem uma reversão significativa na tendência de contratação, sinalizando possíveis dificuldades econômicas ou mudanças estruturais no setor.
Apesar da queda geral, alguns setores continuam a contratar. A fabricação de açúcar em bruto lidera com 12 novas vagas. Em segundo lugar, os serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores adicionaram 6 postos de trabalho. O comércio varejista de materiais hidráulicos e a fabricação de compressores para uso não industrial, juntamente com o comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores, completam o top 5, cada um com 2 vagas. Esses dados mostram que, embora o mercado esteja enfrentando desafios, há nichos específicos que ainda estão crescendo.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.