Mecânico de manutenção de aeronaves (CBO 9141-05): Imagine que você é o responsável por garantir que os gigantes de metal que voam pelo céu estejam sempre em perfeitas condições. Essa é a missão dos mecânicos de manutenção de aeronaves. Para chegar lá, é preciso ter um curso técnico em mecânica, com especialização em aeronaves, além de passar por exames do Departamento de Aviação Civil (DAC). Há três especialidades principais: GMP (grupo motopropulsor), CEL (célula) e AVI (aviônicos). Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), é necessário três anos de experiência em manutenção para obter o Certificado de Habilitação Técnica (CHT). Os mecânicos trabalham em equipes, sob supervisão de engenheiros, em hangares ou pistas de pouso, podendo enfrentar horários irregulares e situações de emergência. Apesar dos desafios, a sensação de garantir a segurança de milhares de passageiros é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 3,329 profissionais que atuam como Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,278.93 e uma carga horária de 41 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,280.34, enquanto a mediana fica em R$ 5,278.93, com o terceiro quartil chegando a R$ 9,087.20. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 21,024.30, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos mecânicos de manutenção de aeronaves em São Paulo (Estado) é bastante satisfatória para a maioria dos brasileiros, variando desde um salário confortável até remunerações altas e muito desejadas. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica uma margem considerável para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e experiência, os profissionais têm boas chances de aumentar seus rendimentos ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para mecânicos de manutenção de aeronaves em São Paulo registrou um saldo de contratações de 8 até julho de 2025, representando uma redução significativa de 29 em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 37. Essa diminuição sugere que o setor está enfrentando desafios, possivelmente relacionados à demanda por serviços de manutenção de aeronaves.
Na análise dos setores que mais contrataram, a manutenção e reparação de aeronaves destaca-se com 81 novas vagas, evidenciando a importância contínua dessa área para o emprego. Em segundo lugar, o serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação adicionou 15 postos de trabalho. Os setores de locação de mão de obra temporária, outras atividades de publicidade e comércio varejista de outros produtos também contribuíram, mas com saldos menores, de 3, 2 e 2 respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.